quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diretor Presidente do Movimento Escoteiro do Maranhão em entrevista na TV IMPAR


“Sempre alerta”: um dos lemas do escotismo no mundo, que trabalha na formação do caráter dos jovens e adultos." este foi o tema abordado no dia 24 de fevereiro de 2011 com o repórter Raimundo Borges na TV IMPAR do jornal online do "O Imparcial" onde o Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, Antônio João Nunes falou sobre o Movimento Escoteiro.

Veja a entrevista no link abaixo:

 http://www.youtube.com/watch?v=EsE7-M5lapA

MOVIMENTO ESCOTEIRO saiba mais...

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições. Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

Dever para com Deus - Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

Dever para com o Próximo - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do homem e ao equilíbrio da Natureza.

Dever para Consigo Mesmo - Responsabilidade pelo seu próprio desenvolveimento.

A Promessa Escoteira é a seguinte:
Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira.

Nenhum comentário: