Alcateia

A ALCATEIA é o Ramo do Movimento Escoteiro específico para crianças entre 6,5 e 10 anos de idade de ambos os sexos, que são chamadas de Lobinhos(as). O Programa Educativo e as etapas do Lobinho(a) visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. 
O Programa Educativo da Alcateia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". O adulto voluntário (Escotista), responsável pela Alcateia é chamado de Akelá, e o os Escotistas Assistentes que recebem nomes escolhidos pelos próprios jovens: Baguera,  Rikk-Tikk-Tavi, Kotick, Kaa,  pai Lobo, Baloo etc, nomes de animais representados no "Livro da Jângal". 
A Seção Alcateia é dividida em equipes denominadas Matilhas. 
O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua Matilha. 
E o lema do Lobinho é: Melhor Possível!
Muita história pra contar...

  A primeira formação da Alcateia em sua primeira atividade em 2005, na sede do Rotary Club com o Akelá Sivica, a Lobinha Ana Valéria, o Lobinho Fabrício e um convidado.

A Alcateia cresceu 
Participação no primeiro Acampamento do Grupo Piatã no Sítio Piranhenga - 2005
Primeiro Acampamento Regional de Lobinho - 2005
2005

Em 2010 na sede - Marista Araçagy
2012 - Marista Araçagy
Lobimpíadas 2013
2014