quinta-feira, 11 de agosto de 2011

22° Jamboree Escoteiro Mundial foi notícia na Veja

JAMBOREE MUNDIAL NA SUÉCIA,
Aconteceu de 27 de julho a 07 de agosto de 2011, em Kristianstad, Suécia



O Jamboree Mundial (World Scout Jamboree) é o maior evento regular organizado pelo Movimento Escoteiro. Ele ocorre a cada quatro anos em um país diferente. Sua organização é atribuída pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) que, na Conferência Mundial, escolhe entre as candidaturas que se apresentaram anteriormente. O Contingente Brasileiro foi coordenado pelo Comissário Internacional, Ricardo Stuber, e pelo Comissário Internacional Adjunto, Fabricio Gabriel.

Juventude

 O Jamboree na Suécia acaba com show, mensagens de paz e 40 mil jovens e adultos cantando e pulando na chuva

Terminou neste sábado o 22º Acampamento Mundial Escoteiro. Foi o maior da história, com 40.061 adolescentes e adultos, de 146 países. Também foi a segunda maior delegação brasileira presente em um evento do gênero, com 814 pessoas. Eles viveram em barracas durante 12 dias, em Rinkaby, na Suécia. Para acomodar tantas pessoas, é necessário construir uma verdadeira cidade, com ruas, avenidas, bancos, lojas, restaurantes e até bairros para as tendas, os subcampos. E tudo isso é desmontado após o encerramento.

O tema do evento foi "Simplesmente Escotismo" e procurou resgatar valores caros ao movimento, como a paz, o voluntariado, a vida saudável ao ar livre e ecologia. O Jamboree, como é chamado, acontece de quatro em quatro anos e, para os escoteiros, equivale aos Jogos Olímpicos ou à Copa do Mundo - com a diferença de que, no acampamento, o objetivo não é competir e ganhar medalhas e, sim, fazer amigos. Para isso, muitas atividades educativas e jogos em grupo, em que jovens de diversas partes do globo têm de se misturar para completar as tarefas.

Sustentabilidade também foi um tema que mereceu destaque. Além de debates e workshops sobre reciclagem, desenvolvimento sustentável e energias renováveis,  todo o lixo orgânico foi transformado em biogás. Este também foi o primeiro acampamento que contou com internet wi-fi em todo o campo e um app exclusivo (iPhone e Android) para os participantes.

A cerimônia de encerramento teve shows de artistas europeus, como a sueca Sanna Nilsen, a belga Kate Ryan e a banda de metal Europe, e contou com a presença de Gustaf, rei da Suécia, que também é escoteiro. O rei, emocionado, fez um breve discurso, enfatizando a importância do evento: "O Escotismo prepara os jovens para a vida". A sempre simpática rainha Silvia, filha de brasileira e que viveu em São Paulo durante a infância, trocou vestidos e tailleurs por um amarelíssimo casaco da delegação sueca.

O próximo acampamento mundial acontece em 2015, no Japão.

O Escotismo — Fundado na Inglaterra, em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, um oficial do exército inglês, com o objetivo de promover atividades mais saudáveis às crianças,  o Escotismo, hoje, é o maior movimento jovem mundial. São mais de 30 milhões de escoteiros e escoteiras espalhados por 161 países, segundo dados do World Scout Bureau. Escoteiros famosos incluem: o cineasta Steven Spielberg, o apresentador de TV Bear Grylls, o CTO da HP, Phil McKinney, o astronauta Buzz Aldrin, a atriz global Adriana Birolli e a rainha da Holanda, Beatrix.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/acampamento-mundial-de-escoteiros-termina-com-recorde-de-participacao

Acampamento mundial de escoteiros termina com recorde de participação
__._,_.___
Matéria da Veja...

Nenhum comentário: