domingo, 10 de julho de 2011

Escoteiros do Maranhão participam de Procissão e Missa Campal de São Pedro

Em São Luís do Maranhão, o dia 29 de junho é um dia tradicional e muito especial - Dia de São Pedro, celebrado por muitos, principalmente por mais de trinta grupos de bumba-meu-boi (de sotaque, de orquestra, de matraca e da Baixada), que desde o começo da madruga vão receber as bênçãos de São Pedro no largo que leva o nome do santo, na Madre Deus. 
Durante a tarde, a partir das 15h30, pescadores e fiéis seguem em procissão marítima com duração de duas horas e com participação de pelo menos quarenta embarcações saindo da rampa Campos Melo, no Cais da Praia Grande. Essa homenagem à São Pedro reune cento e cinquenta mil pessoas e sai seguindo pelo porto do Genipapeiro, Ponta d’Areia, barragem do Bacanga, voltando para o local de origem. 
Após a chegada das embarcações, é iniciado a procissão terrestre, que se encerra no Largo de São Pedro, onde três mil romeiros participam de uma missa campal às 19h, presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, com o auxílio do padre Orlando, da Paróquia de São José e São Pantaleão, e padre Hélio, da Igreja de São Pedro.

Os pioneiros do Movimento Escoteiro,  jovens de 18 a 21 anos, com um programa educativo com ênfase no processo de integração deles ao mundo adulto, privilegia sobreturo o serviço à comunidade, auxiliando o jovem a por em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteira no mundo mais amplo em que passa a viver. 

Os pioneiros do Maranhão participaram da procissão e missa campal auxiliando, junto com os adultos voluntários, na ordem e proteção à imagem de São Pedro durante todo o evento, colocando em prática seus aprendizados. Veja alguns momentos dessa experiência...









Parabenizamos a União dos Escoteiros do Brasil, Região do Maranhão por proporcionar essa linda experiência aos jovens pioneiros que participaram desse tradiconal evento de São Luís. 


Nenhum comentário: